No dia 09 de outubro de 2024, o Brasil recebeu mais um grupo de refugiados brasileiros e seus familiares, retirados da situação crítica de guerra no Líbano. O 3º voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Guarulhos, trazendo 240 pessoas que estavam expostas aos bombardeios incessantes e à destruição.
A recepção foi organizada por diversas autoridades, como o Cônsul libanês em São Paulo, equipes dos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Polícia Federal, e também organismos internacionais como a ACNUR e a OIM.
A Identidade Humana, com seu presidente Abdulbaset Jarour, membro do Fórum de Lideranças Migrantes (FOMIGRA), participou ativamente, sendo convidada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para ajudar como tradutora e facilitadora da comunicação entre as autoridades e os refugiados. A ONG ofereceu suporte nas traduções árabe-português e inglês-português, promovendo uma acolhida mais humanizada e eficaz.
Esse trabalho colaborativo evidencia o compromisso da Identidade Humana com a defesa dos direitos dos migrantes e refugiados, oferecendo não apenas suporte linguístico, mas também emocional, em momentos de extrema vulnerabilidade.